Adolescentes não poderão fazer lives ou desativar proteções no Instagram
Novas regras fazem parte da política de 'contas de adolescente' para a rede social da Meta; agora ela passa a funcionar também no Facebook.

eta anunciou recentemente novas regras para as chamadas “Contas de Adolescentes” em suas redes sociais, em especial, Instagram – uma das redes sociais que você, leitor e leitora de CAPRICHO, mais consome.
A partir de agora, jovens com menos de 16 anos não poderão realizar transmissões ao vivo, ao menos que seus pais ou responsáveis deem permissão para isso, assim como não poderão desativar proteções contra suspeita de nudez.
Segundo a Meta, esta iniciativa é uma “experiência para adolescentes – e seus pais – que oferece proteções integradas que limitam quem pode entrar em contato com os adolescentes e o conteúdo que eles veem”.
A empresa ainda afirma que “colocamos os jovens automaticamente na Conta de Adolescente, sendo que os menores de 16 anos necessitam da permissão dos pais para alterar qualquer uma dessas configurações para que sejam menos rígidas”.
As novas atualizações começarão a ficar disponíveis em etapas, no período de dois meses. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, desde setembro de 2024, quando começou a ser disponibilizada globalmente, pelo menos 54 milhões de adolescentes adotaram essa modalidade de conta na rede social.
No ar desde o segundo semestre de 2024, as novas configurações visam proporcionar mais proteção e segurança aos jovens e, por consequência, tranquilidade aos pais.
De lá para cá, menores de 16 anos só podem receber mensagens de pessoas que sigam ou com quem já estejam conectados. Suas contas também têm uma configuração mais restritiva em relação a conteúdos sensíveis, como imagens de brigas, imagens com suspeita de nudez ou de procedimentos estéticos, nas abas Explorar e Reels.
Ainda para a proteção, a nossa galera só poderá ser marcada nas publicações ou mencionada em comentários pelas pessoas que sigam.
A Meta informa que, a partir desta nova etapa, também deixará esse tipo de configuração disponível no Facebook e Messenger – outros dois produtos da empresa.